Aprenda como cuidar de orquídeas do jeito certo e tenha orquídeas lindas o ano inteiro. Quer saber como fazer isso? Então continue lendo esse post que eu vou te mostrar.
Cuidando de sua orquídea da forma correta você vai economizar muito em orquídeas novas e vai poder até fazer uma renda extra vendendo mudas.
Saber como cuidar de orquídeas não é uma tarefa simples, por isso você vai precisar ter o conhecimento que eu vou te mostrar nesse post para fazer isso do jeito certo, vamos lá?
Como Cuidar de Orquídeas no Vaso
Orquídeas podem ser cultivadas diretamente no solo, canteiros ou em vasos grandes e profundos, desde que o solo seja leve, bem drenado e com bons substratos.
Normalmente, os vasos para orquídeas são grandes porque elas são maiores. Então vamos ver como cuidar de orquídeas em vaso:
Substrato
Orquídeas quase nunca podem ser plantadas apenas na terra, porque as raízes podem ficar muito compactadas e também encharcadas, fazendo com que as raízes apodreçam.
Então você deve misturar a terra com alguns substratos de sua preferência. Eu recomendo você fazer uma mistura de Carvão Vegetal, Casca de Pínus, Húmus de Minhoca e terra vegetal.
Adubação
Essa é uma parte muito importante de como cuidar de orquídeas, pois é onde vamos fornecer para a planta os nutrientes adequados para um melhor desenvolvimento dela.
Sempre utilize adubos orgânicos pois não prejudicam a saúde da planta.
Rega
Para não exagerar na dose, basta verificar a umidade do substrato afundando os dedos nele. Se os dedos saírem secos ou quase, regue.
Se estiver úmido, espere um dia ou mais. No entanto, a regra geral é de 2 a 3 vezes na semana.
Ambiente Ideal
Orquídeas gostam de ficar a céu aberto, tomando bastante sol e bastante chuva. O mais legal é que você pode cuidar delas como se fossem uma planta comum de seu jardim!
Assim como todas as orquídeas devem ter uma ventilação adequada, mas não devem ser submetidas a ventos muito fortes.
Como Cuidar de Orquídeas Para Florir
Para que sua orquídea cresça e floresça o amo inteiro os cuidados com a planta são ainda mais intensivos, então vem comigo que eu vou te mostrar:
Adubação para orquídea florir
Adubos orgânicos são excelentes para quem não tem tempo para adubar de tempos em tempos, os adubos orgânicos são a melhor opção, pois permanecem por mais tempo nas raízes da planta, fornecendo assim nutrientes por um maior espaço de tempo.
Rega de orquídeas para floração
Para a rega das Orquídeas é necessário levar alguns fatores em consideração, como o substrato em que está plantada.
Você deve regar ou pulverizar água diariamente. Mantendo o Esfágno sempre úmido. Procure molhar o tronco ou vaso todo uma vez por dia, até duas se estiver muito quente.
Replantio da orquídea
O processo de replantio é bem simples, a primeira coisa que você deve fazer é escolher outro vaso no qual vai colocá-la, de preferência de barro com furos laterais.
Tire a orquídea do vaso em que veio, remova todo substrato velho e corte apenas as partes secas ou doentes.
Após isso, sua orquídea está pronta para ser replantada e cuidada. Ah, e não se esqueça de colocar um novo substrato e regar sua orquídea.
Como Cuidar de Orquídeas: Luminosidade Ideal
A luminosidade é o principal fator que determina a boa floração das orquídeas.
As orquídeas são bastante delicadas em relação à quantidade de luz, e por isso você precisa observar certos sinais para saber se sua planta está recebendo a quantidade certa de sol.
Se aparecerem manchas arredondadas e grandes, provavelmente isso está sendo causado por excesso de sol direto.
Se as folhas estiverem ficando escuras demais, pode indicar que o ambiente é muito escuro, forçando a produção de clorofila pelas folhas o que deixa as folhas muito escuras.
Caso as folhas estiverem com uma cor de grama, levemente amarelada, a sua orquídea provavelmente está na iluminação ideal.
Como Cuidar de Orquídeas em Apartamento
Com o passar dos anos, cada vez mais pessoas estão morando em apartamentos e em espaços cada vez menores, mesmo assim é sempre bom ter uma planta para nos trazer uma sensação de bem estar.
SIM! É possível cultivar orquídeas em apartamento, no entanto, o cultivo requer muita atenção e dedicação para que sua orquídea possa florescer.
Devido as suas condições nativas, elas precisam de alguns cuidados a mais para sobreviver e florescer.
Dica 1 – Conheça sua orquídea:
O primeiro passo para se cuidar de orquídeas em apartamento é conhecer sua orquídea e o que ela precisa para sobreviver.
Com o avanço da informação é muito mais fácil você conhecer qual espécie a que você deseja cuidar, isso fará com que você entenda as exigências daquela planta para que ela cresça bem e floresça.
Dica 2 – Escolha do Local:
Outro passo importante para cuidar de orquídeas em apartamento é observar no seu apartamento onde entra a luz solar, em que horários, se bate vento, se o vento é forte ou fraco, frio ou quente.
Dica 3 – Atenção com a Cultura do Andar do seu Apartamento:
Fique tranqüilo, é possível se cultivar em qualquer andar, no entanto fique atento a alguns pontos importantes.
Se o seu apartamento for em andares baixos, é possível que receba mais sombra de muros e prédios vizinhos, também deve ter menos ventilação.
Dica 4 – Adubos:
Quanto à adubação existem linhas de adubos com componentes orgânicos (torta de mamona, farinha de ossos, bokashi e outros organominerais líquidos) e também linhas completamente químicas.
Como Previnir as Pragas em Orquídeas?
- Manter telhados e estufas completamente limpos, tanto em relação ao meio ambiente, quanto às plantas;
- Evite ter nesses locais outras plantas ornamentais de pequeno ou médio porte, árvores ou arbustos. Eles são hospedeiros e futuros vetores para a transmissão de doenças e pragas;
- Também é aconselhável a limpeza em volta dos telados. Orifícios, desníveis no solo, acúmulo de lixo, buracos na parede, pilhas de vasos velhos, xaxim usado, pois todas essas coisas servem de abrigo para insetos e como depósitos de esporos de fungos;
- Para limpar pode-se usar: rastelos, que retiram o resto da matéria orgânica em geral, e as vassouras, que completa o trabalho (que deverá ser semanal ou, na medida do bom-senso, toda vez que for necessário);
- As bancadas devem ser limpas com escovas, água e sabão, fazendo-se inicialmente uma lavagem geral.
Quer Aprender Mais?
Se você quiser aprender os segredos para fazer sua orquídea florir o ano inteiro eu te recomendo que conheça o meu curso Cuidando de Orquídeas.
Lá eu ensino como plantar, adubar, regar e tudo que vai fazer diferença no cultivo de orquídeas.
Agora se você quiser aprender a fazer hortas em apartamento, plantar morangos ou frutas em vasos, então dá uma olhada nos outros posts aqui do blog.