Veja como plantar orquídeas em sua casa ou até mesmo em seu apartamento. Além disso vou te mostrar nesse post alguns cuidados que você deve ter com sua orquídea.
Cuidando da sua orquídea de forma correta você vai economizar em compras futuras porque as suas orquídeas não morrerão facilmente, eventualmente você vai poder até ganhar dinheiro vendendo mudas.
Quer aprender como plantar orquídeas? Então continue lendo esse post!
Como Plantar Orquídeas no Tronco
Veja também!!!
Como Fazer uma Horta em Casa Pequena
Vamos ver como plantar orquídeas no tronco da forma correta, acompanhe o passo a passo:
Passo 1: Escolha do Tronco
Primeiramente é preciso encontrar um tronco que não perca cascas e de preferência que seja rugoso, assim ele manterá a umidade necessária para sua orquídea.
Tome cuidado para não utilizar troncos que liberam resinas, como os de pinus. Isso porque as orquídeas detestam resinas e outros produtos químicos usados para tratar a madeira.
Além disso, as raízes das orquídeas não se fixam em troncos resinados.
Passo 2: Fixando a Orquídea
Você não deve apenas colocar a orquídea em cima do tronco e amarrá-la, pois ela ficará seca e sem nenhuma umidade, justamente porque o tronco é extremamente seco.
Por isso, que antes de colocar a orquídea sobre o tronco devemos adicionar o Esfagno, um musgo que absorve toda água e mantém a umidade na planta.
Em seguida, amarre sua orquídea fixando com um barbante resistente para que não apodreça fácil.
Passo 3: Amarrando a Orquídea no Tronco
Agora pegue seu pedaço de barbante cortado e enrole em volta da orquídea, para que segure a planta e o Esfágno. Pronto! Sua orquídea está devidamente plantada.
Veja agora os próximos passos para cuidar de sua orquídea.
Como regar orquideas no tronco?
Essa parte muita gente tem dúvida, mas nas Orquídeas Epífitas isso é muito simples. Para a rega das Orquídeas é necessário levar alguns fatores em consideração, como o substrato em que está plantada.
No caso das Orquídeas Epífitas elas precisam de bastante água, por estarem plantadas em troncos de madeiras.
Quando eu devo regar minha orquídea no tronco?
Você deve regar ou pulverizar água diariamente. Mantendo o Esfágno sempre úmido. Procure molhar o tronco todo uma vez por dia, até duas se estiver muito quente.
Qual o melhor horário para regar?
Não existe um horário fixo, mas você deve regar quando o clima estiver equilibrado, sem sol forte para não cozinhar as raízes.
O recomendado é de manhã (antes do sol das 12:00), ou de tarde para noite (Após as 17:00). Sempre coloque o dedo no substrato para ver se está úmido ou não.
Não o deixe ficar totalmente seco, pois corre risco de sua orquídea morrer por falta de água.Como Plantar Orquídeas em Árvores.
Como Plantar Orquídeas no Vaso
Aqui vou te mostrar como plantar orquídeas no vaso, mas se você quiser se aprofundar mais e aprender como plantar orquídeas no vaso de plástico continue lendo que no fim do post eu vou te dar uma oportunidade incrível.
Materiais necessários:
- Pedra Brita 02
- Um pouco de terra Orgânica
- Palha de Arroz Carbonizada
- Pedaços pequenos de tijolo
- Um vaso furado nas laterais
Agora vou te mostrar como fazer um substrato ideal para plantio de orquídeas.
Substrato Para Plantar Orquídeas
Eu recomendo você fazer uma mistura de pedra brita 02, um pouco de terra orgânica, palha de arroz carbonizada e pedras. Misture tudo e está pronto!
Mas porque devo misturar a Brita com terra orgânica?
Quando estão na natureza em meio às pedras, essas plantas recebem certa quantidade de resíduos de poeira, terra e folhas que se acumulam entre as pedrinhas, trazendo nutrientes necessários para a saúde da planta.
Essas orquídeas não vivem apenas nas rochas puras.
Siga o passo a passo a seguir, que te ensinarei a plantar de forma correta de como plantar orquídeas em vasos:
1º Passo: Escolha do Vaso e Adicionando Drenador
Escolha um vaso de preferência que possua furos nas laterais e depois adicione pequenos pedaços de tijolo no fundo do vaso para ajudar na drenagem da água.
2º Passo: Plantando a Muda de Orquídea
Adicione sua Orquídea Litófita no vaso (sobre os pedaços de tijolo). Após isso, coloque o substrato com Pedra Brita 02 misturado com um pouco de terra orgânica e Palha de Arroz Carbonizada.
Preencha bem os cantos vazios, e não pressione com força. E pronto! Sua orquídea já está 100% plantada. Agora veja como regar suas orquídeas no vaso.
Como regar orquideas no vaso?
Por ser um substrato de rápida drenagem, você deve irrigar em dias alternados. No inverno durante a manhã, e no verão todos os dias, de preferência ao anoitecer.
Você deve verificar sempre as condições climáticas do dia ou da sua região, e irrigar quando o substrato estiver aparentemente seco.
Por ser uma espécie que gosta muito de sol, a parte da rega fica muito mais simples, mas não quer dizer que você pode regá-la apenas no dia e na hora que você quiser.
Sua orquídea é um ser vivo e necessita de alguns cuidados especiais. Por isso não a regue fora dos dias e horários indicados, nem afogue sua plantinha com muita água.
Cuidado Após Plantar as Orquídeas:
Elas possuem sistemas complexos para absorver umidade do ar e extrair sua alimentação de elementos depositados sobre si mesmas.
Isso faz com que essas plantas tenham exigências e necessidades de umidade e de luz bastante rigorosas, o que torna o seu cultivo diferente de outras espécies de plantas.
Ambiente Ideal Para Orquídeas
A luminosidade para estas orquídeas que vivem nas pedras deve ser bastante intensa, porém indireta. O ideal é que os raios solares sejam filtrados por uma tela de sombreamento, capaz de bloquear 50% dos raios solares, principalmente nas horas mais
quentes do dia e durante o verão.
Caso você não tenha uma tela de sombreamento, você deve apenas colocá-la em um ambiente com boa iluminação e com bastante ventilação, pois é como ela vive naturalmente na natureza.
Se você mora em apartamento fique tranquilo que vou te mostrar mais em baixo uma oportunidade imperdível.
Como Adubar Orquídeas
Para a adubação química nas litófitas, eu recomendo você utilizar o da Vitaplan, que é uma mistura de Torta de Mamona com Farinha de ossos, e é ótimo para dar todos os nutrientes para a planta:
As orientações de uso ficam sempre nas embalagens! Mas, como você pode não querer comprar um adubo químico, você pode fazer a adubação orgânica nas suas orquídeas litófitas, eu recomendo que você faça também um misto de torta de mamona e farinha de osso.
É importante você não apenas misturar e colocar o pó sobre o substrato com pedra brita, pois o adubo pode rapidamente se desfazer sem a planta ter o absorvido. Por esse motivo, você deve colocar um pouco de água na mistura da Torta de Mamona e da Farinha de osso, deixando consistente.
Com isso ela vai demorar mais tempo para diluir durante as regas, dando tempo suficiente para as raízes absorverem. Como mostrado na foto anterior, pegue uma quantidade formando uma bolinha, e coloque sobre a superfície do substrato.
Com as regas o adubo vai se diluir e sua orquídea receberá muitos nutrientes. Lembre-se sempre de não adicionar muito adubo, ou diversas vezes.
Se você quiser aprender mais sobre cultivo de orquídeas eu recomendo que você conheça meu curso Cuidando de Orquídeas. Lá eu mostro tudo sobre como plantar e cuidar de orquídeas.